Saque aniversário e saque-rescisão: conheça as diferenças! (2022)

Quer aprender duas formas diferentes de sacar o FGTS que podem auxiliar no seu momento de vida?

O saque-rescisão e o saque-aniversário, nova opção que entrou em vigor em 2020, são modalidades de retirada do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que podem agilizar metas, como, por exemplo, financiarum carro. Vamos conhecê-las!

O que é saque-rescisão?

Sabe aqueles 8% depositados mensalmente pela empresa num fundo administrado pelo governo? É o denominado saque-rescisão, a modalidade padrão do sistema FGTS, que é liberado para você quando o seu contrato é extinto.

A modalidade só está disponível para dispensas sem justa causa, direta ou indiretamente, de funcionário registrado, seja ele contratado por prazo indeterminado, temporário ou diretor não empregado exonerado por assembleia, sócios cotistas ou autoridade competente.

Como funciona o saque-rescisão?

Funciona assim: quando o empregador demite sem justa causa, o trabalhador tem o FGTS disponibilizado para saque.

O valor disponível não é apenas o montante acumulado referente ao tempo em que o funcionário trabalhou na empresa, a ele também é acrescida uma multa rescisória de 40%, que é aplicada sobre o saldo do FGTS.

Como sacar o saque-rescisão?

Para sacar o saque-rescisão, o interessado depende da finalização do contrato com a empresa, e, assim que concluída essa etapa, ele receberá o valor de forma digital, através do aplicativo FGTS.

O saque é de valor total e acontece uma única vez. Para receber, o interessado pode sacar de forma física, em lotéricas ou correspondentes do FGTS, ou utilizar sua conta BV digital ou qualquer banco de forma digital. É só solicitar no aplicativo!

Para verificar se o valor está liberado, basta acessar e acompanhar o fundo no APP FGTS até que o montante esteja disponível.

Agora que você já sabe o que é e como sacar o saque-rescisão, que tal aprender sobre o saque-aniversário?

O que é saque-aniversário do FGTS?

Saque aniversário e saque-rescisão: conheça as diferenças! (1)

Legenda: Uma ótima solução para tirar seus planos do papel é optar pelo saque-aniversário.

Aqui, temos um pouco mais de liberdade!

O saque-aniversário permite a retirada anual de um percentual do saldo do FGTS retido no fundo acrescido de uma parcela adicional. Isso tudo no mês do seu aniversário. Incrível, né?

Além disso, os trabalhadores que optarem por esse benefício não perdem o direito ao acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de desligamento sem justa causa.

A retirada engloba os depósitos bloqueados de todas as empresas trabalhadas pelo colaborador, caso haja fundo retido. A opção pelo saque-aniversário está condicionada ao total acumulado e à decisão do trabalhador, e permite a liberação de parte do fundo em parcelas anuais.

E como funciona o saque-aniversário?

É simples. Acessando o aplicativo FGTS, o interessado opta pela opção saque-aniversário, escolhendo a quantidade de parcelas que deseja receber, anualmente, na data de seu aniversário.

A quantidade de parcelas e as condições que implicam a mudança para saque-aniversário serão apresentadas e simuladas no aplicativo, antes da adesão, para os optantes da modalidade.

O valor total liberado é formado por uma alíquota (porcentagem) aplicada sobre o saldo do fundo, somada a uma parcela adicional. Confira os valores na tabela abaixo:

Saque aniversário e saque-rescisão: conheça as diferenças! (2)

Tabela 1- Parcela Saque-Aniversário FGTS - Fonte: Caixa

Como aderir ao saque-aniversário?

Para aderir ao saque-aniversário, basta seguir os 5 passos a seguir:

1- Baixar o APP FGTS;

2- Acessar sua conta;

3- Clicar em saque-aniversário na tela inicial;

4- Ler as cláusulas do contrato;

5- Concluir.

Um ponto importante a ser destacado é a escolha dos dias, prazos e consequências para recebimento:

- escolhendo a opção até o último dia do mês de seu aniversário, terá o valor disponibilizado no mesmo ano;

- optando a opção fora do prazo estabelecido, terá a parcela liberada no ano seguinte e paga no mês de seu aniversário;

- preferindo a opção dentro do mês de aniversário, mas depois do dia 10, a liberação do montante ocorrerá até o 5º dia útil;

- escolhendo a opção dentro do mês de aniversário, mas antes do dia 10, terá o valor liberado no dia 10 do mês do seu aniversário;

- optando o recebimento no primeiro dia útil do mês, a parcela é paga para você antes de receber os juros e a atualização monetária do mês de aniversário; ou

- preferindo pelo recebimento no dia 10 ou no primeiro dia útil, caso a data caia em final de semana ou feriados, você receberá a parcela com os juros e a atualização monetária do mês de aniversário.

O calendário para pagamento com prazos para início e fim do saque é liberado anualmente pela administradora do FGTS, e, em caso de atraso na liberação da parcela, o prazo é de até dois meses para reclamação.

Vale lembrar que os recursos retidos no FGTS são remunerados a 3% a.a. mais a TR (taxa referencial), uma remuneração menor comparada a que a conta BV digital proporciona, com 100% do CDI.

Diferenças entre saque-aniversário e saque-rescisão: opções úteis para você!

Saque aniversário e saque-rescisão: conheça as diferenças! (3)

Legenda: Ambas modalidades trazem pontos positivos e negativos. Basta entender qual das duas opções é a melhor para o seu momento atual.

Há grandes diferenças relacionadas ao saque-aniversário e saque-rescisão, mas as mais importantes são amplitude, liberdade, previsibilidade e a forma de como receberá seus recursos.

- Amplitude: o saque-aniversário se aplica a todas as contas do fundo. O saque-rescisão, apenas ao contrato extinto;

- Liberdade: pela nova opção, é você quem decide, enquanto pela tradicional, você não tem gerência;

- Previsibilidade: você sabe quanto e quando terá em mãos, diferente do saque padrão, que você não tem perspectiva;

- Forma de recebimento: você recebe o valor parcelado na nova opção, e o valor total na opção padrão.

Você ainda pode combinar as diferenças entre saque-aniversário e saque-rescisão de acordo com seus planos, utilizando parte do fundo imediatamente e parte como uma reserva para o futuro.

Ainda tem dúvidas sobre as modalidades? Segue um FAQ sobre saque-aniversário e saque-rescisão

Se você não sabe como cancelar o saque-aniversário do FGTS, como optar pelo saque-rescisão e se tem questões sobre saque-aniversário e demissão, preparamos um compilado das principais questões sobre as duas modalidades apresentadas!

Como cancelar o saque-aniversário do FGTS?

Em caso de cancelamento do saque-aniversário, basta seguir os passos a seguir:

1- Acessar sua conta;

2- Clicar em saque-aniversário na tela inicial;

3- Ler as cláusulas e clicar em continuar;

4- Alterar em “sistemática saque FGTS”;

5-Confirmar.

Como optar pelo saque-rescisão?

Quando você opta pelo cancelamento do saque-aniversário, automaticamente, assume a opção do saque-rescisão, pois é a modalidade padrão do FGTS.

O prazo de efetivação da mudança é de 25 meses e 1 dia (mais de 2 anos) tanto para opção de uma das modalidades quanto para desistência de qualquer sistemática.

Saque-aniversário e demissão: e se eu optar pelo saque-aniversário e pedir demissão?

Um ponto importante a ser observado é a questão da demissão com opção pelo saque-aniversário ativa. Neste evento, o interessado receberá apenas a multa rescisória, caso seja demitido e se assim couber.

A multa será aplicada sobre o total do recolhimento feito em favor do empregado para aquele contrato, independente das parcelas já retiradas.

No saque-rescisão, o valor recebido é o total do fundo daquela empresa somado à multa de 40%.

O que acontece se eu optar pelo saque-rescisão?

Como o saque-rescisão é a modalidade padrão do FGTS, você só tem que optar por ela caso tenha alterado anteriormente para o saque-aniversário e queira retornar à modalidade antiga.

Aderindo a essa modalidade, se demitido sem justa causa, você tem o direito ao saque integral da conta, acrescido de multa rescisória de 40%.

Saque aniversário e saque-rescisão: conheça as diferenças! (4)

Legenda: Para muitos, a melhor opção é o saque-rescisão, pois será totalmente disponibilizado em um momento de necessidade.

Afinal, é possível antecipar o saque-aniversário?

Vamos lá. Você pode utilizar a opção de antecipação do FGTS como forma de agilizar o valor em sua conta usando o aplicativo FGTS e com a contratação de créditos com um banco, como o BV.

Nesta opção, é possível antecipar até 10 anos do saque-aniversário e o valor é liberado em até 24 horas para você já começar a impulsionar sua vida financeira, sendo quitado através de parcelas anuais do saque-aniversário.

Para aderir à sistemática, siga as seguintes instruções:

1- Optar pela modalidade saque–aniversário;

2- Autorizar o Banco Votorantim S/A ou outro a consultar seu FGTS; e

3- Contratar uma linha de crédito que caiba nos seus planos.

Agora que você já conhece as modalidades de saque-rescisão e saque-aniversário, fica mais fácil tocar seus planos e decidir qual das duas modalidades se encaixa melhor na sua vida financeira atual.

Conheça a linha de crédito FGTS que o BV disponibiliza para você, além dos variados serviços que se encaixam em cada um dos seus projetos. Esperamos que tenha gostado e, caso precise, conte com o BV para tornar sua vida mais leve!

“Através do nosso blog você tem acesso às informações atualizadas e relevantes do mercado financeiro. No entanto, as informações aqui apresentadas têm como única intenção o caráter informativo, estando baseadas em dados de conhecimento público, não significando, portanto, quaisquer compromissos por parte do Banco BV e não constituem uma obrigação ou um dever para o leitor. O conteúdo disponibilizado é elaborado por terceiros e publicado pelo Banco BV. O Banco BV e suas empresas coligadas se eximem de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material e de seu conteúdo. Dúvidas, sugestões e reclamações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone 0800 728 0083 ou pelo e-mailsac@bv.com.br. Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661. Se desejar entrar em contato com a Ouvidoria, ligue para 0800 707 0083 (Deficientes Auditivos e de Fala: 0800 701 8661)”.

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Merrill Bechtelar CPA

Last Updated: 08/29/2022

Views: 5936

Rating: 5 / 5 (50 voted)

Reviews: 89% of readers found this page helpful

Author information

Name: Merrill Bechtelar CPA

Birthday: 1996-05-19

Address: Apt. 114 873 White Lodge, Libbyfurt, CA 93006

Phone: +5983010455207

Job: Legacy Representative

Hobby: Blacksmithing, Urban exploration, Sudoku, Slacklining, Creative writing, Community, Letterboxing

Introduction: My name is Merrill Bechtelar CPA, I am a clean, agreeable, glorious, magnificent, witty, enchanting, comfortable person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.